10 de abril de 2017

A tacada certa

Há 23 anos, eu Fernando Lapolli com somente quinze anos parecia saber de tudo. Me recordo como se fosse hoje, quando os meus queridos tios tentavam me dar um conselho. E então eu pensava: - Nossa! O tio tá viajando nesse conselho.

Na flor da idade, como dizem por aí, ou melhor, na idade do “eu sei tudo”, todos pareciam não saberem nada.

A ignorância faz coisa, pois como sabemos, ser ignorante é: “alguém que desconhece a existência de algo; ou que não está a par de alguma coisa.”

Enfim... popularmente falando, ser ignorante é não ter a capacidade de ouvir, de aprender, e principalmente de compreender que a vida será um eterno aprendizado.


IMAGEM CAPTURADA NA INTERNET: CRÉDITO DESCONHECIDO

Naquela época por volta do ano 1994 eu queria trabalhar, para poder ter minha independência financeira a ponto de poder sair com os amigos, ir no cinema, sair para dançar, enfim, viver a vida. Tinha que sair, até porque naquela época não existia tablets, smartphones, aplicativos para celular e etc...

Mas as coisas não foram tão fáceis como pareciam ser, e comecei a observar com o passar do tempo que era preciso eu aprender a ouvir mais.

Ainda hoje eu me recordo que no ano 2001 eu já queria ter uma casa, um carro, uma vida adulta. Lembro também que nesse período em que eu já estava com 22 anos, trabalhando e estudando, a vida parecia tediosa e sem um futuro visível.

Eu procurava a “tacada certa”, ou seja, o que eu precisava fazer para ter sucesso em minha vida. Mas inocentemente, eu mal entendia o que era sucesso, não compreendia que para poder dar a “tacada certa”, eu precisava entender a essência das coisas. Eu precisava antes de mais nada, dar valor ao aprendizado, de modo que o sucesso seria a consequência daquilo que eu aprendi, aprendia e que eu ainda viria a aprender.

Dessa maneira compreendi que a “tacada certa” não nasce do dia para a noite, como vemos em filmes, em novelas, em histórias manipuladas para ludibriar a gente.

A “tacada certa”, nasce de muito trabalho, anos, quem sabe décadas aprendendo algo, aprendendo principalmente a dar valor ao que já foi conquistado. Porque eu não fiz 38 anos de um dia para o outro, porque um médico não nasce formado, porque um engenheiro não nasce calculando, porque um bom profissional não nasceu sabendo qual será a sua “tacada certa”.

É como num campo de golfe, para que o jogo comece é necessário ter a primeira tacada, onde ninguém sabe aonde a bola irá cair!

comentar mensagem

---------------------------------------------
JÁ CONHECE OS MEUS LIVROS?
SIM  -  NÃO
---------------------------------------------

Um abraço,
Fernando Lapolli
Pensar bem faz bem!


Mais mensagens? Clique aqui para receber mais mensagens motivacionais em seu e-mail gratuitamente.

Sobre eu Fernando Lapolli: Escritor e apaixonado pela vida. Autor do livro 365 frases com mais de 2.000 cópias vendidas, e também do eBook Comece o dia.


28 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite Neto, muito obrigado pelo seu comentário. Vamos em frente, hoje e sempre! Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  2. Entendi que tudo na vida é um aprendizado como você diz ninguém nasce sabendo ou formado.
    Obrigada
    Maria Jose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maria, concordo com a sua reflexão de fato a vida nos oferece um longo caminho para que possamos aprender cada vez mais. Bom dia e bons pensamentos sempre! Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  3. suas mensagens são fantásticas, não informam como também formam, gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David, é gratificante poder ler comentários assim como o seu. Lhe desejo paz, bons pensamentos e acima de tudo muita saúde. Vamos em frente. Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  4. Parabéns pelas palavras, Deus te deu um dom, segue em frente.

    Dr. Hudeylson Cairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Hudeylson Cairo, agradeço imensamente pelas suas palavras de motivação. Reconheço que escrever e publicar livros não é uma tarefa tão simples como parece ser, mas a recompensa vem com o tempo e principalmente com o reconhecimento dos leitores que aqui postam os seus comentários. Bons pensamentos hoje e sempre. Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  5. Oi fernando,as suas frases já é um aprendizado para mim, penso que sei tudo, mas quando leio suas frases, não sei nada!!! Um bjs no coração. Rita Casais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rita, muito obrigado pelas suas doces palavras. Fico feliz de saber que você também cultiva os bons pensamentos. Quanto ao aprendizado, ah... sempre temos algo para aprender, por isso me julgo um eterno aprendiz da vida. Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  6. Bela mensagem, o sucesso vem como você explicou, todos nos temos que ser humildes e sempre aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M DO, grato pelas suas considerações. De fato ser humilde na atualidade não é uma tarefa tão simples, mas precisamos continuar praticando a humildade para que possamos construir um mundo cada vez melhor. Vamos em frente sempre! Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  7. Revigorante, saber que as passei pelas mesmas inquietudes.
    porem me faz pensar sobre a minha verdadeira "tacada"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guuners, no percurso da vida aparecem muitos caminhos,e por tanto, para achar o caminho ideal a seguir inevitavelmente somos colocados a prova até conseguirmos dar a tacada certa. Obrigado pelo seu comentário e bons pensamentos. Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  8. Obrigada pela linda mensagem. Temos pressa, mas tudo tem o seu tempo certo! Parabéns. Aprendo muito com suas frases! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thomazia, você tem razão, tudo tem o seu devido tempo. Vamos aproveitar e começar a construir desde já um tempo de paz e sabedorias... Abraços, Fernando Lapolli - Volte sempre ao blog quando desejar.

      Excluir
  9. A vida e´ uma escola, temos mesmo e´ que saber aproveitar o momento a cada dia. Parabéns, as tuas mensagens sao muito educativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Annaty, antes de mais nada, obrigado pelas suas adoráveis palavras. Tem razão a vida está sempre nos ensinando, vamos aproveitar e continuar aprendendo cada dia mais. Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir
  10. parabéns,sucesso sempre...que Deus sempre guie sua estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Selma, obrigado e bons pensamentos, hoje e sempre.

      Excluir
  11. Linda mensagem gostei muito é um grande aprendizado a nós leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Fico muito feliz de saber do seu apreço pelas mensagens que escrevo. Vamos em frente.

      Excluir
  12. Essa é mais uma lição de vida, onde vemos que nem tudo é fácil de ser conquistado, e o tempo e a paciência SEMPRE devem estar presentes em nossas vidas. ÓTIMA reflexão para todos nós. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, verdade, saber compreender o tempo não é uma tarefa tão simples, mas estamos nesse mundo para aprender um pouco mais a cada dia, e quem sabe sermos mais pacientes também. Bons pensamentos, Fernando Lapolli.

      Excluir
  13. Suas mensagens me inspiram, muito obrigado por fazer parte do meu dia a dia . força
    Ângela Angulete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ângela, muito obrigado pela sua adorável mensagem. Volte sempre ao blog quando desejar. Bons pensamentos, hoje e sempre. Abraços, Fernando Lapolli.

      Excluir
  14. Ola Fernando,
    A primeira vez que vi/li um artigo seu, eu me encontrei e me perdi nas suas palavras.
    Fui ficando viciada e sempre fazia questão de abrir e-mail só para lê-los.
    Fazem me muito bem, aumentam a minha auto-estima, e dão aquela vontade de fazer bom e ter esperança....
    Então obrigada por me proporcionar isso. desejo te tudo de bom na vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, primeiramente, muto obrigado pela sua linda mensagem. Fico muito feliz de saber que você também aprecia os bons pensamentos. Volte sempre ao blog quando desejar, no seu próximo comentário, por gentileza deixe o seu nome... Obrigado! Abraços, Fernando Lapolli

      Excluir

>>> Faça o seu comentário no formulário ACIMA. Favor colocar seu nome no final do comentário.